Afro-Caribbean Jazz: a dança de Katherine Dunham e a ênfase nas raízes africanas

O Jazz Afro-Caribenho é a vertente da dança que mais se mantém às qualidades de movimentos das danças africanas que influenciaram o jazz, sobretudo, as que passaram pelo Caribe. E o nome que afirmou essa dança foi Katherine Dunham. 

Com o pseudônimo de Kaye Dunn (1909 – 2006), Katherine além de bailarina e coreógrafa foi também antropóloga. Quando ainda era estudante na University of Chicago formou um grupo de dança para se apresentar no Chicago World’s Fair, em 1934. Após pegar seu diploma de bacharela em antropologia, aprofundou seus estudos sobre o Caribe e o Brasil. Com seu amplo conhecimento sobre as danças e rituais dos povos pretos da América Latina e Tropical, adquiriu seu status de Mestra em Artes, também pela University of Chicago. Mais tarde, se tornou Ph.D.

No ano de 1938 ela se juntou ao Federal Theatre Project Chicago e criou o espetáculo “L’Ag’Ya”, baseado na dança caribenha. Dois anos depois, ela formou uma companhia somente com pessoas negras, que em 1943 começou a fazer uma tour pelos EUA. “Tropics”, coreografia de 1937, e “Le Jazz Hot” de 1938, foram um dos primeiro trabalhos de sua pesquisa.

Muitos de seus alunos tomaram rumos da dança moderna, na década de 1950. Duhnam coreografou algumas peças das Broadway e também alguns filmes – onde também estrelou –  Carnival of Rhythm (1942), Stormy Weather (1943) e Casbah (1947).

Katherine sempre foi envolvida em causas humanitárias e em criar programas para incentivar que crianças e jovens negros entrassem para a dança. Além de escrever diversos artigos sobre seus estudos antropológicos na Jamaica.

Sem dúvidas, Katherine Dunham abriu caminhos para que pessoas negras pudessem se colocar artisticamente e comercialmente na dança, sem ser de modo pejorativo, enaltecendo sua cultura. Principalmente, para outras mulheres, saindo do lugar de objetificação sexual.

You may also like

1 Comment

  • Qual é a cor de um profissional da dança? – Flavia Pereira

    […] outros nomes da dança que são importantes para a representação negra na dança: Katherine Dunham (1909-2006) Abdias Nascimento […]

    22 de abril de 2020 at 19:49 Reply
  • Leave a Reply