Bubbling Brown Sugar, um musical que conta a história do Jazz

Dirigido e produzido por Robert M. Cooper (1930 – 2018), Bubbling Brown Sugar estreou em 1976 e foi indicado ao Tony Awards de melhor musical. Com coreografias assinadas por Billy Wilson, que faleceu em 1994 vítima da AIDS, BBS é um musical baseado na revista (revue*) de Loften Mitchell e se passa no Harlem, durante seus anos dourados, que foram entre 1920 e 1940. 

Com uma trilha sonora que conta com grandes nomes do jazz, como Duke Ellington, Count Basie, Cab Calloway, Fats Waller; e música tema original composta por Eubie Blake, contam as histórias de Irene Paige que voltou ao Harlem para reencontrar seu antigo parceiro de dança, John Sage, e de um jovem casal Jim e Ella, que querem conhecer mais a parte histórica da região. Sage então, propõe ao casal uma viagem pelo tempo, partindo de uma velha lenda do Harlem, em que se pode viajar pelo tempo se olhar para o último raio de sol poente.

Chegando ao passado, Irene tenta mudar suas escolhas que a fizeram ficar separada de Sage. O grupo percorre os principais lugares e clubes do Harlem, dançando e interpretando canções da época. Finalizando sua viagem ao tempo no Smalls Paradise. 

Além de enaltecer a cultura negra e o jazz, Bubbling Brown Sugar faz parte da era em que os musicais estavam investindo como focos de atenção os dançarinos. Foi a época também em que Nova Iorque foi tomada pelo jazz, em que escolas de dança abriram novas turmas da modalidade, assim como academias de ginástica que tinha horários vagos em suas grades. 

Foi também nesse período que a Broadway se reergueu de um caminho sombrio para o qual estava indo. Aumentou a segurança na região, mudaram os espetáculos para horários mais cedo, além da disseminação de que Nova Iorque é o centro do mundo, Big Apple. 

Bubbling também teve uma versão nos teatros de Londres, em 1977, ao qual foi indicado ao Laurence Olivier Award como melhor musical e melhor performance musical, nominando Charles Augins e Helen Glezer.

 

*Revue é um tipo de revista de entretenimento teatral que usa qualquer combinação de música, dança e sketches. Normalmente são músicas e danças ligadas por um tema que podem também ser apresentadas separadamente.

You may also like

Leave a Reply