Principais vertentes do Jazz Dance

Hoje em dia o Jazz Dance é praticado no mundo todo, entretanto ainda ocorre uma certa regionalidade, fazendo com que alguns estilos sejam menos ou mais estudados de acordo como o país ou continente.

Ao todo, podemos listar cerca de 17 diferentes modalidades dentro do Jazz Dance, mas aqui colocarei os cinco principais. Lembrando que dentro de cada um deles, pode haver miscigenação das linguagens. Tudo depende do professor ou do coreógrafo.

1 . Authentic Jazz
Quando se fala em Jazz Dance essa é a primeira referência para os norte-americanos. O Jazz foi por anos a música pop dos EUA, por consequência também a sua dança. Então as danças do swing que datam de 1920 a 1940, são sem dúvidas alguma, uma das principais vertentes do Jazz.

2 . Theater Jazz
Facilmente confundido com Jazz Musical ou Broadway Jazz (esse conceito varia de acordo com o estudioso), é uma fusão de estilos que pode incluir elemento do ballet, jazz vernacular e sapateado. Feito para entreter, tem forte influência do trabalho de Jack Cole.

3 . Street Jazz
Também pode ser conhecido como Urban Jazz, mistura funk, hip hop e elementos de jazz clássico. As primeiras aparições desse estilo podem ser vistas em vídeos de Janet Jackson e Paula Abdul.

4 . Lyrical Jazz
Com fortes raízes vindas do ballet clássico, os movimentos são inspirados pela letra ou pela qualidade do acompanhamento musical. Popuralizado através do programa competitivo de dança So You Think You can Dance. No Brasil, dois grandes nomes do estilo são Erika Novachi e Edson Santos.

5 . Jazz Contemporâneo
É o jeito atual de se dançar Jazz. Tem embasamentos em danças contemporâneas e danças modernas. Ênfase em expressão, extensão de movimentos e giros.


Qual o seu estilo favorito?

You may also like

Leave a Reply