Como usar músicas de Jazz em aulas de Jazz Dance?

O comentário mais feito por 10 de 10 pessoas da música que se relacionam de alguma forma com o Jazz, é: “Uma vez eu vi uma apresentação dança e a turma de jazz estava dançando uma música da Katy Perry.”; e bem, essa não é uma questão tão difícil de ser entendida. Aqui mesmo, no blog, já expliquei porquê a música e a dança do Jazz são tão diferentes e qual o tipo de música ideal para aulas de Jazz Dance.

O jazz dançado ao som de jazz, nada mais era do que a dança social de quando o Jazz era a música pop dos EUA. Mas eis que a música Jazz começou a se transformar em bebop, muito mais virtuosa, feita para ser ouvida e o rock começou a se tornar a música pop estadunidense, transformando assim a dança social jazz, em rockabilly, twist e outras. Com isso, outro jazz dance foi se fortalecendo dentro dos musicais, filmes, escolas de dança, recebendo diversas influências e criando uma segregação de um jazz acadêmico (branco) e o swing (nem de jazz as pessoas chamavam mais).

Já hoje, vem crescendo cada vez mais o número de pessoas querendo resgatar as essências iniciais do Jazz, seja na teoria ou na prática. Com isso, torna-se parte do processo utilizar músicas de Jazz nas aulas de dança que ainda seguem apenas o conceito acadêmico. Mas Jazz não é aleatório e existem muitas possibilidade e vertentes, que no geral, podem não agradar e não serem nada fáceis de se trabalhar. Então como utilizar músicas de Jazz nas aulas de dança, sem cair no jazz pop de Frank Sinatra ou Amy Winehouse?

Criei uma playlist no Spotify que pode servir como um ponto de partida, sem usar também músicas batidas como “In The Mood” de Glenn Miller. São 15 obras de diferentes qualidades para serem exploradas e utilizadas como fizer sentido: sequência de aquecimento, barra, diagonais, coreografia, improvisação. O Jazz é um gênero musical muito rico em detalhes e nuances, a musicalidade aprendida através dele é um divisor de águas nas habilidades de um bailarino.

Boas criações!

You may also like

Leave a Reply