Jazz Dance Tradicional

Existe uma identificação dentro do jazz dance apropriado que é o Jazz Tradicional. Esse termo faz referência ao que era dançado popularmente entre dançarines brancos nas décadas de 1970 e 1980, tendo como referência Luigi. Já fiz um conteúdo em vídeo aqui falando sobre isso, questionando esse “pioneirismo”. Para mim, esse termo é problemático porque: 1) já sabemos que a dança jazz vem antes da Broadway (e o que está lá não é exatamente Jazz) e 2) uma vez que sabemos também o que veio antes da apropriação, por que ainda consideramos a visão branca como tradição?

Já faz um tempo que venho dentro do meu trabalho como professora de Jazz, ser coerente na prática com o que falo muito em teoria. Estudando os passos de jazz que fazem parte do Solo Jazz, traduzindo pra a realidade contemporânea e para minha identidade dentro da dança.

A sequência do vídeo foi passada na aula que dei no Desenvolve da @casadadancatatisanchis onde, a convite de @tatisanchis, dei uma aula de Jazz Dance Tradicional; nome escolhido por mim, porém, pontuando para ela e também na turma, para as alunas, que não me agradava e estava utilizando por não ser exatamente Authentic Jazz, nem Jazz Dance.
Outra coisa que gosto muito de usar em aula, são músicas de Jazz Brasileiro, nesse caso, meus favoritos: @azymuthoficial

De qualquer modo, no vídeo, a maioria dos passos estão com variação, mas muito próximos de sua estética comum.

Espero poder compartilhar cada vez mais esses conhecimentos no lugar de professora. Quem vem comigo?

Similar Posts