Teria sido Luigi o primeiro a criar uma técnica de Jazz Dance?

Primeiramente, é importante lembrar que: não adianta informar os estudantes e pessoas interessadas nas danças do Jazz que é uma modalidade que vem da cultura negra, e continuar olhando pra esse universo com as lentes do embranquecimento. E isso reflete diretamente de que Luigi teria sido a pessoa a criar a primeira técnica de Jazz Dance, sendo que sua primeira aula como professor de “jazz” foi em 1951, quando o jazz já existia há pelo menos 40 anos.

Mas afinal de contas, quem foi Luigi?

Batizado como Eugene Louis, Luigi foi um bailarino e cantor estadunidense, filho de imigrantes italianos. Seu pai faleceu quando ainda era criança e teve como coach um de seus irmãos. Então desde a infância estava envolvido com apresentações de teatro, dança e canto. Na fase adulta, foi militar na II Guerra Mundial e no seu retorno para os Estados Unidos, foi para Los Angeles, a fim de investir na carreira de musicais e entrenimento. Pouco tempo depois sofreu um acidente muito grave, entrou em coma e ao despertar estava com metade do corpo paralisado e os médicos com poucas perspectivas de que ele voltasse a andar.

Luigi fez os tratamentos recomendados e também teve acessos próprios para voltar, não só a andar, mas também a trabalhar dançando e cantando dentro dos musicais. Depois de um ano no processo de recuperação, ele voltou a fazer aulas e foi encontrando outras formas de aquecer e preparar o seu corpo, para entender quais as novas possibilidades que ele tinha após as lesões sofridas no acidente.

Com isso, retornou para os filmes de musicais e seus colegas de set começaram a fazer esses aquecimentos junto com Luigi, sugerindo que ele ensinasse essa forma de preparar o corpo; foi aí que deu sua primeira aula, onde essa estética foi se popularizando, erroneamente, como Jazz Dance.

Essa fama veio principalmente por conta da sistematização de sua aula, por isso a ideia de que seria uma técnica pioneira na vertente. Isso não pode ser considerado, porque já era uma dança que vinha de uma apropriação feita pela indústria dos musicais; e também porque haviam ações de pessoas que dançavam Original Jazz, como Leon James e Al Minns, que tinham um certo destaque na mídia e levavam esse conhecimento à público,

Luigi foi fazendo uma transição na sua carreira para atuar majoritariamente como professor e foi atraindo outras pessoas que também tinha sofrido algum tipo de lesão e encontraram em sua aula uma forma de auxiliar em sua recuperação. Se formos considerar apenas esse fator, então Luigi pode ser considerado alguém que criou uma metodologia baseado na apropriação do Jazz Dance que auxilia na recuperação motora de pessoas que sofreram lesões na coluna e nas pernas (que foi o caso dele).

Então dizer que ele foi a primeira pessoa a criar uma técnica de Jazz é reforçar a ideia de que somente os sistemas brancos de conhecimentos são válidos e também é invisibilizar ainda mais a cultura negra e o conhecimento preto sobre as coisas.

Inclusive, é possível perceber dentro do seu sistema de aula, referências que vem dessa dança jazz social, que foi descartada pelo universo branco e dita como algo que não poderia ser levado para outros lugares. Algo que foi tão forte, tão apropriado, que até hoje é difícil das pessoas entenderem essa relação social do jazz dance das ruas, com o “jazz dance” das academias e escolas de dança.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top