O que é Jazz Brasileiro?

Pra começar a discorrer esse pensamento, vamos para a música Jazz e o Jazz Brasileiro dentro desse contexto.

Entende-se que o Jazz Brasileiro faz parte do longo período do modernismo no Brasil, entre as décadas de 1920 e 1980, fazendo com que durante esses sessenta anos, quatro períodos sejam identificados como formas diferentes de fazer esse jazz, sendo o dos anos 80 o mais comum, associado ainda hoje na contemporaneidade como a referência de Jazz feito no Brasil.

Na dança, não podemos dizer que exista uma vertente de fato com o nome de Jazz Brasileiro, mas há formas de se fazer um jazz considerado brasileiro; e isso não se resume a uma música de samba ou funk e dançar algo de jazz em cima.

Podemos usar aqui como exemplo o Jazz Afro-Caribenho, que existe desde a década de 1940, e foi perpetuado pela Katherine Dunham, que era uma dançarina excepcional e também antropóloga. Através da antropologia que ela foi pesquisando outras danças negras diaspóricas das Américas e incrementando no seu trabalho em dança que também tinha fundamento com o Jazz. Katherine usava muito, além da dança caribenha, danças brasileiras. Ela esteve por alguns períodos no Brasil, para estudar as nossas danças afro-diaspóricas. Por isso que existe a vertente do Jazz Afro-Caribenho.

Para termos umas dança que vai ser conhecida como Jazz Brasileiro, essa dança precisa também passar por danças que são brasileiras e não necessariamente só o samba, mas podem ser também: o afoxé, o frevo, carimbó, passinho, etc.

Pra uma dança jazz ser considerada brasileira, ela precisa ter referências de danças populares brasileiras na sua execução, pelo menos na mesma medida que a dança jazz. Afinal, o Jazz também é um dança popular e social.

Ser brasileiro, usar músicas brasileiras e dançar com as mesmas estéticas da nacionalidade de uma dança, nesse caso o Jazz é estadunidense, não faz da sua dança um Jazz Brasileiro.

Pensando sobre isso, fica um outro questionamento: será que a dança Jazz no Brasil, é de fato Jazz?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top